Irineu Evangelista de Sousa – Barão ou Visconde de Mauá nasceu em Arroio
Grande Rio Grande do Sul em 28 de dezembro de 1813. Era filho do fazendeiro
João Evangelista de Ávila e Sousa e Maria de Jesus Batista de Carvalho. Seu pai
faleceu quando Irineu tinha apenas oito anos de idade e por isso, foi entregue
por sua mãe aos cuidados de um tio, capitão da marinha mercante. Foi levado
para um colégio interno em São Paulo, entre 1821 a 1823 e aos 11 anos empregou-se
como balconista. No ano seguinte, foi contratado pela Companhia Inglesa
Carruthers, especializada em importação para trabalhar como caixeiro. O
proprietário Ricardo Carruthers lhe ensinou inglês, noções de contabilidade e práticas
comerciais. Com pouco mais de 23 anos de idade Irineu tornou-se sócio-gerente
da empresa.
Desde criança mostrou-se contra a escravidão e ao adquirir uma chácara
em 1837, passou a tratar seus empregados por meus auxiliares. Criou atrito com
senhores de engenhos e membros da corte, por abrigar escravos fugidos. Em 1840
mandou buscar sua mãe, irmã, e sobrinha para morar com ele. Foi a Inglaterra,
trouxe um anel de ouro, presenteou sua sobrinha e a pediu em casamento.
Casaram-se em 1841 e dessa união vieram 12 filhos. Dona Guilhermina, sua irmã e
sogra, comandava a casa, agora uma mansão na rua do Catete.
Para diversificar seus negócios Irineu vendeu, em 1846, sua parte na
Carruthers e investiu numa pequena fundição, situada em Niterói-RJ. Convencido
de que o Brasil deveria caminhar em busca da industrialização, foi buscar
recursos na Inglaterra e os conseguiu. No mesmo ano fundou um estaleiro. Juntos,
fundição e estaleiro multiplicaram sua fortuna por quatro.
O espírito empreendedor de Irineu o tornou pioneiro na instalação de serviços
públicos: Fundou em 1852 a Companhia Fluminense de Transportes; Em 1853 criou a
Companhia de Navegação a Vapor do rio Amazonas (obteve direito à navegação por
30 anos). Foi a primeira vez que a Amazônia teve transporte regular. Em 1854
fundou a Companhia de Iluminação a gás do Rio de Janeiro e em 30 de abril,
inaugurou 15 km da primeira estrada de ferro ligando o Porto Mauá na baía da
Guanabara à encosta da Serra da Estrela. Este último empreendimento contou, por
ocasião da sua inauguração, da presença do Imperador D. Pedro II que
concedeu-lhe o título de Barão de Mauá.
Mauá empreendeu ainda, em sociedade com capitalistas ingleses e
cafeicultores paulistas, na construção da Recife and São Francisco Railway
Company, na Ferrovia Dom Pedro II, atual Central do Brasil e na São Paulo
Railway, hoje Santos-Jundiaí. Iniciou ainda, a construção do canal do mangue no
Rio de Janeiro e foi o responsável pela instalação dos primeiros cabos
telegráficos submarinos, ligando o Brasil à Europa.
O Barão de Mauá fundou, no final da década de 1850, o Banco Mauá,
MacGregor & Cia, com filiais em várias capitais brasileiras e em Londres, Nova
Iorque, Buenos Aires e Montevidéu. Foi decisivo na fundação do segundo Banco do
Brasil.
Interveio na política externa do Brasil adotando uma política contrária à
Guerra do Paraguai. Forneceu recursos financeiros necessários à defesa de
Montevidéu quando o governo imperial decidiu intervir nas questões do Prata (1850).
Passou então a ser considerado inimigo Império. Suas fábricas passaram a ser
alvo de sabotagens criminosas e seus negócios foram abalados pela legislação
que sobretaxava as importações de matéria prima para suas indústrias. Em 1857
seu estaleiro foi criminosamente incendiado.
O Barão de Mauá foi deputado pelo Rio Grande do Sul em diversas
legislaturas, mas em 1873, renunciou ao mandato para cuidar dos negócios. Apesar
de todas as realizações o Barão de Mauá terminou falindo.
Em 1874 recebeu o título de Visconde de Mauá. Em 1875 com o encerramento
do Banco Mauá, viu-se obrigado a vender a maioria de suas empresas a
capitalistas estrangeiros. Doente, sofrendo com a diabetes, só descansou depois
de pagar todas as dívidas, encerrando com nobreza todas as suas atividades,
embora sem patrimônio.
Irineu Evangelista de Sousa faleceu em Petrópolis, Rio de Janeiro, no
dia 21 de outubro de 1889.
muito bom ;)
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